Av. Doutor Gastão Vidigal, 1132 – Vila Leopoldina São Paulo, SP

Advogado Criminalista defende bandido?

Advogado Criminalista defende bandido?

Você tem curiosidade em saber se o advogado criminalista defende bandido? 

Para você entender melhor a respeito do assunto é necessário analisar o que diz a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5, inciso LV, “Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes“, ou seja, a todos são assegurados o direito de se defender de forma técnica. A defesa técnica se faz por meio de advogado nomeado pelo acusado e quando na sua falta pelo juízo. Importante salientar que o advogado não deve exprimir sua opinião sobre eventual culpa do acusado, conforme prevê o código de ética da advocacia, do art. 21:  “É direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado”.  O advogado não julga, pois se houver interesse em julgar deve abandonar a advocacia e buscar cargo na magistratura. Posto isto, deve o advogado buscar ao acusado não apenas a absolvição, mas em eventual condenação pena e regime mais brando.

Vale destacar que o advogado criminalista não defende apenas e tão somente acusados “culpados” boa parte das vezes o advogado atua de forma a garantir a liberdade de indivíduos acusados da prática de ilícitos que por sua vez nunca praticaram. Não é incomum relatos de inocentes encarcerados por anos sem um julgamento justo, isso se dá muita das vezes pela falta de defensor (advogado) comprometido com os direitos constitucionais do acusado. 

É Importante mencionar que o acusado não deve mentir ao seu defensor, pois só assim a defesa técnica conseguirá atuar de forma ampla e assim buscar o que for mais conveniente ao interesse do acusado, não é novidade acusados acreditarem que mentindo ao seu advogado será benéfico, pelo contrário, mentir ao defensor é colocar em risco toda a estratégia defensiva elaborada por seu defensor.  

Quer saber se um advogado criminalista defende apenas bandido? 

Acompanhe o nosso conteúdo e boa leitura!

Advogado criminalista trabalha apenas para defender criminosos?

Não, advogado criminalista trabalha para defender pessoas!

Esse tipo de pergunta pode ser feito por pessoas que não possuem conhecimento ou até mesmo por pessoas mal intencionadas que menosprezam a necessidade da contratação de defensor, pois acreditam que só contrata advogado os acusados culpados e a bem da verdade esse argumento é equivocado, contrata advogado quem quer ter seus direitos resguardados. 

É importante mencionar que o advogado criminalista defende o interesse dos clientes que muitas das vezes encontram-se em grau de inferioridade no que pese a acusação, de modo que equilibra a balança com a contratação de defensor.

O advogado criminalista é um defensor por natureza que elabora uma defesa técnica para garantir os direitos do cliente, buscando garantir pena e regime mais brando ao cliente.

Qual o principal objetivo do advogado criminalista?

Um advogado criminalista tem como objetivo dar vez e voz para qualquer indivíduo, pois não interessa para o profissional o crime praticado, seja simples ou hediondo, a pessoa que cometeu um crime deve ter seus direitos preservados.

Caso o acusado não tenha condições financeiras para contratar um advogado o juiz nomeará um defensor público, sendo assim: “todos têm direito à defesa!”.

Você sabe a importância do advogado criminal para sociedade? 

O advogado atua na trincheira da democracia, sobretudo o advogado criminalista que defende o bem mais sagrado da humanidade, os direitos fundamentais esculpidos na Constituição Federal, tais como: 

  • Liberdade;
  • Vida.
  • Garantia 

É o advogado criminalista que tutela os interesses mais importantes do indivíduo.

Esse profissional defende também pessoas que são acusadas injustamente, como por exemplo:

  • Nos casos de tráfico de drogas;
  • Nos casos de lesão corporal;
  • Nos casos de furto e roubo;
  • Nos casos de crime de sonegação fiscal;
  • Entre outros.

Advogado Criminalista pode defender a vítima?

Você sabia que o advogado criminalista não trabalha apenas para defender o acusado?

Em alguns casos, o advogado também  presta um atendimento à vítima, como por exemplo, mulheres que sofreram violência doméstica, ou aos familiares de eventual vítima.

No Brasil, estima-se que 4 milhões de mulheres sofrem de violência doméstica por ano. 

Há estimativas que alegam que 75% das mulheres já sofreram ou poderão sofrer algum tipo de violência dentro do ambiente doméstico.

Portanto, o atendimento para esse tipo de público é crescente nos escritórios de advocacia.

Nesses casos, o advogado criminalista não atua defendendo a vítima, mas torna robusta a execução da pena contra o agressor. Também ajuda a promover medidas protetivas que serão deferidas pelo juiz para que a cliente não sofra mais nenhum tipo de violência.

Por que as vítimas procuram um advogado criminalista?

A resposta é simples!

Um advogado criminalista possui expertise e entende perfeitamente como funcionam os trâmites legais para defender os interesses das vítimas.  

Como você pode observar, a atuação de um advogado criminalista é bastante ampla, pois o profissional trabalha tanto na defesa do indivíduo que sofre a acusação quanto naquele que sofreu a perpetração de um crime.

Você precisa de um advogado criminalista?

Entre em contato com o advogado criminalista Dr. Robson Dantas!

A Robson Dantas Advocacia é um escritório formado por uma equipe com vasta experiência na esfera criminal, com atuação em defesas de grande complexidade. É referência por estabelecer assessoria e consultoria de forma moderna, personalizada e eficaz.

Robson Dantas Advocacia

E-mail: atendimento@robsondantas.com.br

Contatos: (11) 93932-3600 / (11) 2478-0677

Endereço:

Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1132 – Leopoldina
São Paulo, SP –  CEP: 05314-000

Instagram: advogados_24h

Deixe um comentário